Welcome to my blog, hope you enjoy reading
RSS

terça-feira, 30 de março de 2010

O Papel das Reuniões da Sociedade de Socorro

Nas reuniões da Sociedade de Socorro durante a semana, colocamos em prática a doutrina de salvação. Nossa união e irmandade serão o resultado natural de nosso trabalho em conjunto. Podemos, por exemplo,aprender como compartilhar o evangelho e preparar missionários. Podemos aprender algo a respeito umas das outras por meio da história da família. Ao aperfeiçoarmos nossas habilidades domésticas como limpeza,organização,culinária,costura e jardinagem, aprendemos a criar um ambiente de crescimento e desenvolvimento espiritual em nosso lar. Precisamos também aprender a ser auto-suficientes nas coisas seculares, como na instrução,no desenvolvimento da carreira e na atualização tecnológica. Devemos armazenar uma reserva de alimentos e devemos saber como fazer um orçamento financeiro. Devemos também nos esforçar para melhorar nossa saúde física e mental. Ao planejar essas reuniões e atividades,precisamos avaliar nossos preciosos recursos de tempo,energia e dinheiro consagrado. Devemos usá-lo somente para ajudar-nos a viver o evangelho no lar e levar adiante a obra do Senhor. Julie B. Back( A Liahona,março de 2009).

segunda-feira, 29 de março de 2010

Vale dos Sentimentos.


Era um lugar chamado Vale dos Sentimentos.Lá morava todos os sentimentos do mundo, cada qual com seu nome, alegria, riqueza, sabedoria, determinação... Apesar de serem tão diferentes se davam muito bem. Até os sentimentos como orgulho, tristeza e vaidade não tinham problemas entre si. Mas lá no fundo do vale, nas últimas casinhas, morava o mais bonito dos sentimentos. Era o amor, o amor era o melhor. Porém no mesmo vale, num lugar mais afastado havia um castelo! E lá morava um sentimento, só que não tinha nadinha de bom...Era a raiva! E a raiva de tão ruim que era,não gostava dos moradores do vale. Um dia teve idéia, foi até o calabouço e preparou uma porção muito esquisista: o estraga prazeres. A fumaça se espalhou por todo o vale e atingiu todos os sentimentos. O egoísmo foi o primeiro a se esconder, a alegria deu risadas por ter se salvado. A riqueza recolheu tudo que era seu. A tristeza, a sabedoria, a vaidade..., todos se salvaram, menos o amor! Um raio caiu sobre ele; nisto a tristeza pôs a chorar. O orgulho não aceitava, a riqueza achou um, a alegria primeira vez que não sorriu. Todos os sentimentos começaram a ter desavenças. De repente, um estranho se aproximou e se ajoelhou na frente do amor, tocou-o calmamente e ele abriu os olhos. Todos gritam "o amor não morreu!!!" e todos puderam ver o rosto do estranho por muito tempo. E, sabe o que aconteceu com o amor e o tempo? Eles se casaram e tiveram três filhos: A experiência, o perdão e a compreensão; eles moram até hoje no Vale dos Sentimentos, lá no fundinho do coração! "Quando procuramos o bem nas outras pessoas, descobrimos o que há de melhor em nós mesmos!!!"

Atividades da Sociedade de Socorro(Economia Doméstica,Dia de Beleza,Dia de Primor).









domingo, 28 de março de 2010

É organizada a Sociedade de Socorro

É organizada a Sociedade de Socorro

Os Mórmons estavam construindo a bela cidade de Nauvoo, e embora a maioria tivesse o que precisavam, havia centenas de pessoas se mudando para Nauvoo todos os dias, pessoas de vários países que haviam se unido à Igreja, e muitas famílias haviam gastado tudo o que eles tinham para ir para Nauvoo. A maioria dos Santos dava livremente de seu sustento para ajudar aqueles que estavam em necessidade, mas não havia qualquer organização e às vezes a necessidade de algumas famílias não era conhecida.

Algumas das mulheres começaram a desenvolver maneiras diferentes de ajudar. Um dos primeiros grupos organizados fazia camisas para os homens que estava trabalhando no templo de Nauvoo. Mais e mais mulheres começaram a se envolver e uma delas, Sarah M. Kimball, disse que elas “decidiram… formar uma sociedade de damas” para ajudar os pobres. No dia 4 de março de 1842 “as irmãs da vizinhança se encontraram em minha sala de estar e se organizaram”. Na época, o estado requeria que sociedades benevolentes tivessem uma constituição, leis e liderança eleita. Foi pedido a Eliza R. Snow, que mais tarde se tornou uma Presidente da Sociedade de Socorro, que escrevesse a constituição e as leis. Quando ela terminou, mostrou-as a Joseph Smith, o Profeta. Quando ele as viu ele disse que “era as melhores que ele já tinha visto”, e que ele também queria “prover algo melhor para [as mulheres de Nauvoo] do que uma constituição escrita. Eu organizarei as mulheres sob o padrão do sacerdócio”.

A Sociedade de Socorro foi organizada no dia 17 de março de 1842, vinte mulheres estavam presentes. Emma Smith, esposa de Joseph foi eleita como a primeira Presidente. Joseph Smith, o Profeta, foi tocado pelo grande desejo das mulheres de auxiliar os necessitados. Ele levantou e disse: “Tudo o que eu tenho para dar para os pobres, eu darei a sociedade” e ele doou uma moeda de cinco dólares. Outros seguiram seu exemplo e doaram dinheiro para a Sociedade de Socorro ajudar os necessitados.

O propósito da organização era o auxílio aos necessitados, aos destituídos, as viúvas e aos órfãos, e ao exercício de propósitos benevolentes. As mulheres trabalharam incessantemente para encontrar e ajudar os necessitados. Viuvas e órfãos eram trazidos para as casas de outros, tempo e serviços foram doados para muitos. Ao ver o trabalho da Sociedade de Socorro o profeta, novamente tocado, disse: “É natural para as [mulheres] ter sentimentos de caridade. Vocês estão agora em uma situação onde você pode agir de acordo com essas simpatias as quais Deus plantou em vosso seio. Se vocês viverem para o seu privilegio, os anjos não podem impedir de serem seus associados”. Com a promessa de bênçãos pelo trabalho de ajudar ao pobre, a Sociedade de Socorro continuou adiante. Algumas mulheres sugeriram que cada mulher doasse um centavo por semana para a Sociedade de Socorro comprar vidros e pregos para a construção do Templo de Nauvoo. Através deste programa foi levantado mil dólares para o templo. A Sociedade de Socorro cresceu rapidamente e em 1844 havia mais 1300 mulheres na Sociedade. Após a morte de Joseph Smith, com as dificuldades de preparar para mudar a oeste a sociedade diminuiu, mas foi revivida em 1867 e tem sido parte integral da Igreja Mórmon desde então.

fonte: http://profetajosephsmith.org/linha_cronologica_de_joseph/vida-3/a-sociedade-de-socorro

sábado, 27 de março de 2010

A Transição das Moças para a Sociedade de Socorro.

Nossas talentosas jovens estão cruzando a ponte que separa a juventude da vida adulta, e as irmãs da Sociedade de Socorro tem o dever de cuidar para que nenhuma delas se perca. As moças foram ensinadas a cumprir seus convênios no templo. Na Sociedade de Socorro, as irmãs de dezoito anos podem liderar comitês, ensinar habilidades, ajudar no trabalho missionário, servir como professoras visitantes, participar de projetos de história da família e do templo e participar plenamente no trabalho de salvar almas. Julie B. Beck ( A Liahona,março de 2009).

O Papel das Aulas de Domingo da Sociedade de Socorro


O propósito de nossas reuniões de domingo é estudar a doutrina do evangelho juntas. As mulheres que são chamadas para servir na Primária, nas Moças e em outras áreas também aprendem doutrina do evangelho em seu chamado.Como o círculo é muito importante, precisamos ser breves e reverentes na abertura da Sociedade de Socorro a fim de convidar o Espírito para o estudo do evangelho que virá em seguida. Na Sociedade de Socorro estudamos os Princípios do Evangelho e também as palavras dos nossos profetas.

A Geladeira da Mamãe(Emma E. Sánchez Sánchez).

Não me recordo de ter visto meu pai chorar no funeral da minha mãe ou em qualquer outra ocasião nos últimos dias dela. Ele parecia ter assumido o encargo de consolar a todos. Mas, certa noite, depois do enterro, vi meu pai chorar diante de nossa velha geladeira,ao ver tudo o que mamãe tinha colocado nela. A geladeira estava coberta de lembranças da vida de minha mãe. Quando meus pais se casaram,compraram a geladeira de segunda mão. Minha mãe se propôs a pintá-la de uma estranha cor amarela quando a geladeira quebrou e precisou de uma peça nova, e a mamãe tirou tudo que estava colado nela. A cor estava escondida porque minha mãe a cobrira com todo tipo de coisas: uma história em quadrinhos interessante recortada do jornal, um ditado conhecido, a foto do meu pai, escrituras para decorar, a papeleta da lavanderia, a propaganda de um produto, uma carta a ser respondida, uma receita, a lista de compras, a lista de telefones da ala e até nossos boletins. À medida que fomos crescendo, ela foi acrescentando listas de tarefas da semana, compromissos e mensagens para a família. Não tínhamos um quadro-negro nem um quadro de avisos,por isso nossos pais também grudavam gravuras do evangelho na geladeira. Em fevereiro, o mês dos namorados,minha mãe colava na geladeira um grande coração com o nome de cada um escrito nele;em março, a foto do seu casamento e uma lista de coisas que ela gostaria de ganhar no seu aniversário.Junho era dedicado ao meu pai, porque era o mês do aniversário dele-ela fazia o mesmo para cada um de nós,no respectivo mês em que tínhamos nascido. Em setembro, era uma bandeira do México. Em novembro, o mês em que meus pais se lembravam dos antepassados,mamãe colava retratos de entes queridos, criando a oportunidade de falar deles. Em dezembro, ela exibia um pequeno presépio feito de pano. Sempre que um de nós saía em missão, mamãe colava a fotografia do missionário na geladeira, e não tirava dali até que ele voltasse. Quando o único irmão de minha mãe morreu, ela colou na geladeira uma fotografia que tiraram juntos, e nunca mais a tirou dali. Ela nunca disse nada, ,as quando a víamos contemplar tão intensamente a fotografia, sabíamos o quanto seu irmão significava para ela. Juntas, a geladeira e minha mãe uniram a família. Hoje, em minha própria casa, há uma geladeira que, embora seja nova e não tenha uma estranha cor amarela, está aprendendo seu dever de unir e ensinar a família. A velha foto do casamento de meus pais,outra de minha tia e as obras de arte sem forma definida de meus filhinhos estão coladas nela. E quando vejo essas coisas, penso na minha mãe e agradeço a ela por ter-me ensinado a compreender como uma geladeira pode nutrir de muitas outras maneiras além de manter a comida refrigerada.

Mulher...

Mulher... Que traz beleza e luz aos dias mais difícieis Que divide sua alma em duas Para carregar tamanha sensibilidade e força Que ganha o mundo com sua coragem Que traz paixão no olhar Mulher, Que luta pelos seus ideais, Que dá a vida pela sua família Mulher Que ama incondicionalmente Que se arruma, se perfuma Que vence o cansaço Mulher, Que chora e que ri Mulher que sonha... Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas, Cheias de mistérios e encanto! Mulheres que deveriam ser lembradas, amadas, admiradas todos os dias... Simplesmente porque você é uma Mulher tão Especial!...

Privilégios e Responsabilidades das Irmãs.


"Ser uma mulher justa nos momentos finais desta terra, que antecedem a Segunda Vinda de nosso Salvador, é um chamado particurlarmente nobre. A força e a influência da mulher justa hoje podem ser dez vezes maiores do que em épocas mais tranquilas."Pres.Spencer W. Kimbal(A Liahona,fevereiro de 2009).

Permanecer Firmes e Inamovíveis na Fé.

Mosias 5:15:"[Sede] firmes e inamovívies,sobrejando sempre em boas obras,para que Cristo, o Senhor Deus Onipotente, possa selar-vos como seus, a fim de que sejais levados ao céu e tenhais salvação sem fim e vida eterna."

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Som da Sociedade de Socorro


O cheiro de bacon cozido encheu a cabana onde as irmãs de nossa ala de jovens adultos tinham-se reunido para uma atividade de pernoite da Sociedade de Socorro. Deitada em minha cama, tentando acordar depois de uma curta noite de sono, ouvi as irmãs começarem a reunir-se na cozinha para o desjejum. Ouvi vozes conhecidas rindo,conversando e depois rindo de novo. ao ouvir aqueles sons alegres, senti imenso amor por aquelas mulheres maravilhosas. Sorri, ao pensar comigo mesma:"Esse é o som da Sociedade de Socorro". Depois,pensei em todos os sons maravilhosos que me fazem lembrar da Sociedade de Socorro: Uma irmã compartilhando seu sincero testeminho do evangelho restaurado de Jesus Cristo, a voz de muitas irmãs unidas cantando um hino, uma terna mensagem de professora visitante, o zumbido de uma máquina de costura ao participarmos juntas de um projeto de serviço e as lágrimas que derramamos ao compartilhar os sofrimentos umas das outras. Esses são alguns dos muitos sons maravilhosos que me fazem lembrar da organização do Senhor para as mulheres. Mas naquela manhã na cabana, enquanto eu estava ali deitada ouvindo as irmãs rindo e conversando, dei-me conta de qual era meu som favorito: O som de mulheres justas regozijando-se juntas, amando-se mutualmente e comemorando nossa irmandade como filhas de um Pai Celestial amoroso. Para mim, esse é realmente o som da Sociedade de Socorro. Kim Woodbury é membro da Ala Bountiful 55,Estaca Bountiful Utah Leste ( A Liahona,março de 2006).

O Papel da Sociedade de Socorro no Progresso da Obra do Salvador:

"Como irmãs da Sociedade de Socorro,estamos unidas, em primeiro lugar e acima de tudo,por causa de nossa fé em Jesus Cristo. Ele é nosso líder e exemplo.Não devemos apenas cuidar dos pobres mas também salvar almas.Passo a passo,na Sociedade de Socorro podemos ajudar-nos umas às outras a achegar-nos a Cristo,fazendo o trabalho que é exigido de nós como organização."Julie B. Beck(A Liahona,março de 2009).

O Papel das Professoras Visistantes

"As professoras visitantes ministram em nome do Salvador.Nossas mãos nas Suas mãos,nosso amor é Seu amor e nosso serviço é Seu serviço.As boas professoras visitantes conhecem as irmãs que visitam.Elas as amam,servem e ajudam a aprender o evangelho pelo Espírito.Enfocam o fortalecimento do lar e da vida das pessoas.Não há maior privilégio do que o de cuidar uma da outra e fortalecê-la:essa é realmente a obra de salvação."Julie B. Beck(A Liahona,março de 2009).

A Sociedade de Socorro da Ala Rio Doce.

Jullie B. Beck,Presidente Geral da Sociedade de Socorro: (A Liahona,janeiro de 2008).
"Como filhas espirituais de Deus, as mulheres receberam suas primeiras lições no mundo dos espíritos e foram [preparadas] para nascer'(D&C 138:56)na Terra.Elas estavam entre os 'grandes e nobres'(D&C 138:55) que [jubilaram]' (Jó 38:7) quando a Terra foi criada, porque receberiam um corpo físico e teriam a oportunidade de ser'[provadas]' na esfera mortal (ver Abraão 3:25). Elas queriam trabalhar ao lado de homens dignos, para alcançar as metas eternas que nenhum deles conseguiria sem o outro. O papel das mulheres não se iniciou na Terra e não terminará aqui. A mulher que considera a maternidade preciosa na Terra considerará a maternidade preciosa no mundo futuro e, 'onde estiver o [seu] tesouro, aí estará também o [seu] coração' (Mateus 6:21). Ao desenvolver um coração de mãe, cada menina se prepara para a missão divina e eterna da maternidade.(...) pois, sabem que ' todas as coisas, porém, deverão ser realizar-se a seu tempo' e que elas ' [estão] lançando o alicerce de uma grande obra'(D&C 64:32-33)" ("Coração de Mãe", A Liahona,maio de 2004,p.76).